Como usar panela de arroz?

Modelo de Panela de Arroz da Mondial
Um dos produtos mais incríveis para agilizar a vida na cozinha. Com certeza a panela elétrica para fazer arroz está revolucionando muitos lares pelo Brasil. As vendas desse acessório doméstico cresce a cada ano que passa, e apesar dos manuais de instruções dos fabricantes, muitos pesquisam como usar panela arroz.

Não tem segredo. Mas a forma como se faz arroz nessa panela foge um pouco dos padrões, tanto que muitos cozinheiros e cozinheiras de plantão, talvez por desconfiança, procuram informações de como usar panela arroz.
Sendo assim, preparamos essa postagem especial para ensinar passo a passo como manusear essa ferramenta moderna. Eu sou Paulo Sebin, jornalista editor responsável pelo blog Saboreie Receitas. Preparei arroz com tomate usando a panela. Vamos aprender a usar essa nova ferramenta na cozinha?

Saiba como usar panela de arroz


Para te ajudar no preparo de alimentos com essa panela, você também pode consultar vídeo institucional no final dessa postagem. No preparo do arroz com tomate, usamos a panela elétrica da Mondial, modelo Perfect 6. Foram usadas seis xícaras de arroz.

  • Fritar alho e outros temperos

Passo a passo para saber como usar panela de arroz
Muitos preferem fritar bem o alho antes de começar a preparar o arroz. Essa é a nossa preferência também. É possível usar a própria panela para isso. Abra a tampa, coloque óleo e o alho. Após, mexa um pouco, feche a tampa e em seguida acione o botão "cozinhar", na parte frontal da panela.

Quando o alho estiver no ponto, a tampa é destravada e o comando de cozimento é desligado. Mas mesmo assim é recomendável observar, para que o alho não fique frito demais.

Aproveite e aprenda a fazer bolinho de arroz cozido, uma delícia indicada para bebês e também para outras ocasiões.


  • Colocar o arroz para fritar

Arroz para fritar na panela elétrica
Há quem não goste de fritar os grãos. Mas nesse caso, vamos fritar um pouco o arroz antes de colocar a água para cozimento. Sendo assim, logo depois de fritar o alho, coloque o arroz já lavado na panela elétrica. Mexa um pouco e adicione sal a gosto. Se preferir, também coloque tomate picado e após tampe, acionado o botão de cozimento novamente. Geralmente, para fritar o arroz, o tempo é de aproximadamente cinco minutos. A panela alertará quando o arroz estiver frito no ponto ideal.

  • Colocando o arroz para cozinhar

Muito fácil usar panela de arroz
Em torno de cinco minutos, o sistema de destravamento da tampa da panela será acionado, avisando que o arroz já está frito no ponto ideal. Agora, você deve adicionar água em temperatura ambiente. Segundo a fabricante, para cada xícara de arroz, coloque duas de água.

Após, tampe a panela de arroz e acione novamente o botão de cozimento. O preparo durou aproximante vinte minuto, um tempo acima do normal, mas o resultado final ficou ótimo.


Viu só como fazer arroz na panela elétrica Mondial é fácil?

Não é difícil usar essa panela. Ela é bem prática e o resultado final é bem gostoso. Claro que gostoso mesmo é fazer um arroz na panela de barro. Mas em tempos modernos, a panela elétrica resulta em bom preparo.

Confira abaixo vídeo institucional que demonstra o funcionamento. Também preparamos um manual passo a passo para completar esse conteúdo.


Comentários

  1. Obrigada, você salvou meu jantar!
    Não conseguia fazer o arroz de jeito nenhum...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Eu comprei uma panela mais não sabia como usar após eu ler o seu blog e ver o video não tive duvidas espero que muitas pessoas consigam utilizar a panela de arroz e ela mudou minha vida muitas vezes chegava tarde e mal tinha tempo de fazer o almoço direito agora minha vida mudou graças a vocês e a panela .

    ResponderExcluir
  3. Maria Angélica Loanda6 de março de 2014 às 10:17

    Sensacional. Adorei saber como usar essas panelas de fazer arroz. Pela foto, é da marca Mondial. Ela é boa?? Há quanto tempo tem essa panela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho a panela a mais de um ano. A única coisa que tem que tomar cuidado é com a conta de luz. Se usar todos os dias, conta fica cara.

      Excluir
  4. Bom dia!
    Meu arroz queimou todo o fundo. Como devo proceder para evitar este problema?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana.
      Existem dois motivos para isso:

      1. Pouca água: verifique se está colocando água o suficiente. Geralmente, quando faço 4 copos (copo da panela) de arroz, coloco água até a marcação de 5 ou 5,5. Essa marca está gravada na própria panela.

      2. Quando a panela terminar de cozinhar, desligue-a imediatamente. Percebi que se deixar ligada no modo "esquentar" ou manter quente, queima um pouco no fundo.

      Excluir
  5. ótimas dicas esclareceu muito Valeu 1 sucesso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente nossos conteúdos destinados exclusivamente para você. Opine, faça uma crítica e também dê sugestões.