Comer chocolate faz bem para a saúde

Comer chocolate faz bem para a saúde
Quem disse que comer chocolate pode fazer mal para a saúde? A ciência prova que seu consumo moderado pode ser um importante alimento para prevenir até alguns tipos de doenças.

Mas isso não significa que você pode simplesmente comer chocolates sem limites. De acordo com o endocrinologista Alfredo Halpern, o ser humano pode consumir aproximadamente 15 gramas de chocolate ao dia.

Mais de 70% dos chocolates consumidos no Brasil são ao leite. Médicos alertam que esse é um dos piores tipos de chocolates, perdendo apenas para o chocolate branco. O médico explica que quanto mais cacau um produto possui, mas benéfico é para a saúde humana.

Uma das principais características benéficas do cacau é a presença de elementos antioxidantes. Comer chocolate pode ajudar a prevenir doenças do coração e problemas arteriais. Além, previne o envelhecimento precoce da pele.

Os melhores chocolates são os amargos e meio amargos, sendo que há maior presença do cacau. Veja logo abaixo as principais proporções de cacau presentes nos variados tipos de chocolates:

* Chocolate ao leite: Contém aproximadamente 25% de cacau sólido. É o que menos contém os princípios benéficos do chocolate.

* Chocolate branco: É produzido por meio da obtenção da manteiga de cacau. Essa manteiga é muito rica em gorduras, e por isso, é considero o pior dos chocolates, apesar de ser saboroso. Além, a quantidade de leite e açúcar é maior.

* Chocolate meio amargo: Esse tipo de produto é indicado para o consumo. Possui de 40% a 50% de cacau sólido, isto é, traz importantes benefícios para a saúde. Com a presença de bastante cacau, o uso de açúcar, leite e gorduras são reduzidos.

* Chocolate amargo: Conta com 70% a 90% de cacau. É o mais nutritivo entre os chocolates. Seu uso diário moderado ajuda a fortalecer o metabolismo.

A reportagem completa sobre os benefícios em comer chocolate está disponível no programa Bem-Estar

Comentários